terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Brasil é ‘o lugar mais importante para o narcotráfico’, diz estudo

Jornal Folha de S. Paulo
LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

O aumento do tráfico e do consumo de cocaína no Brasil durante a Copa de 2014 é foco de uma operação conjunta das polícias do Brasil e de países da UE (União Europeia).
O bloco europeu, em estudo apresentado nesta segunda-feira em Madri, situa o Brasil como “o lugar mais importante para o negócio do narcotráfico mundial” atualmente.
“Evidentemente que na Copa o tráfico de cocaína vai aumentar, porque vai haver um trânsito importante de pessoas”, disse à Folha o inspetor-chefe da polícia espanhola, Marcos Alvar.
Alvar é coordenador na Europa do Ameripol, projeto no qual polícias da Europa e América Latina trocam informações.
Forças policiais de ambos os continentes trabalham em operação para conter a entrada de cocaína no Brasil durante os jogos do mundial.
O estudo feito com as informações do projeto diz que Brasil se tornou o epicentro do narcotráfico mundial.
Isso porque, diz o documento, o país é refúgio para chefões do tráfico da América Latina em fuga, ponte principal para distribuição da droga produzida no continente para a Europa, provedor de produtos químicos para a produção de algumas delas e também agora um importante mercado consumidor.
Além disso, o país virou a base das grandes novas rotas do tráfico mundial, que, segundo o estudo, passa pela África para seguir à Europa e à Ásia.
No documento, a UE afirma ainda que a Polícia Federal brasileira, apesar de “altamente profissional, tem força limitada, com menos de 8.000 homens, e faltam investigadores criminais no país”. “Falta também um empurrão político”, afirmou Alvar.
O documento alerta ainda para a fragmentação da entrada de drogas no Brasil. A maior parte delas, afirma, entra por pequenos meios de transporte, como avionetas, balsas e caminhonetes, vindas da Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.
O Brasil passou a preocupar a União Europeia não apenas pela produção e transporte para a Europa, mas agora pelo consumo interno. A maior parte da cocaína que se consome no Brasil, no entanto, é de qualidade ruim, originária da Bolívia, porque a colombiana costuma ir direto para a Europa. Já a maconha consumida internamente vem em maior parte do Paraguai, afirma o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário