sábado, 7 de dezembro de 2013

Programa Recomeço: entenda o trabalho do Estado na recuperação de dependentes químicos e suas famílias

Além de financiar o serviço, o Governo do Estado de São Paulo fiscaliza diretamente o atendimento
O Programa Recomeço, de enfrentamento às drogas, tem o objetivo de atender os usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack, e seus familiares. A ação visa ampliar as possibilidades de acolhida. O projeto é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Social, da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania.
O trabalho teve inicio na capital a partir do convênio com a Associação Belém, firmado em dezembro de 2012. A entidade é conceituada e reconhecida no atendimento humanizado e acompanhamento da população em situação de rua, usuária ou dependente de substâncias psicoativas. Cerca de 50 agentes sociais capacitados, sendo uma grande parte formada por ex-dependentes recuperados pelo trabalho da Missão, percorrem as ruas onde se concentram os dependentes para convidá-los ao acolhimento social de forma voluntária.
Outra ação coordenada pela Secretaria da Saúde é o Cratod (Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas). A unidade foi implantada para melhor receber a grande demanda espontânea de familiares e dependentes e conta com uma força tarefa das Secretarias envolvidas para proporcionar uma escuta humanizada e um encaminhamento qualificado aos que procuram ajuda.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também firmou convênio direto com outras 13 entidades, ampliando para 270 as vagas de acolhimento. Além de financiar o serviço, o Estado fiscaliza diretamente o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário