terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diadema (SP) terá plano de enfrentamento ao crack

O município de Diadema, na Grande São Paulo, apresenta nesta sexta-feira (17/6), às 16h, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas a ser implementado na cidade. A cerimônia de lançamento – no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema – conta com a presença de duas representantes do Ministério da Justiça: a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
A estratégia segue os moldes do plano nacional lançado pelo governo federal em maio do ano passado. Estão previstas ações, programas e serviços envolvendo o poder público e a sociedade com os seguintes eixos: prevenção, reinserção social, redução dos danos à saúde, redução da oferta, rede de cuidados e capacitação de profissionais.
Dois consultórios de rua funcionarão em carros adaptados e levarão equipes até os locais onde se concentram os usuários de crack. Serão feitas abordagens que vão incentivar cuidados com a saúde e a redução de danos consequentes do uso de drogas. Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) terá atendimento 24 horas e a Escola de Redução de Danos capacitará agentes comunitários de saúde.
O processo de construção do plano de Diadema se iniciou em dezembro de 2010 e envolveu as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cidadania, Defesa Social, Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento, Gestão Pública e Comunicação. Essa integração possibilita mais eficiência na reinserção do dependente, na prevenção do uso e na diminuição da oferta de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário